segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um pouco mais sobre SUCULENTAS

Impossível não se apaixonar por elas! Fofinhas e com maravilhosas formas e cores, elas são as queridinhas do mundo das plantas.
Originárias, em sua maioria, de ambientes desérticos, onde predomina o clima árido e as altas temperaturas, elas desenvolveram características especiais para que pudessem se adaptar, como coberturas (que às vezes lembram “pêlos”, outras vezes lembram uma cera) capazes de prevenir contra a perda de água.  Essa capacidade de armazenar água nas suas estruturas (folhas, caules, troncos e raízes) e a grande resistência que possuem faz com que elas exijam pouquíssima manutenção. Geralmente basta um substrato bem drenado, quatro horas diárias de sol (no mínimo) e um bom regime de regas.

Para tê-las em casa por um bom tempo, basta seguir estas dicas:

As suculentas podem ser plantadas tanto em vasos plásticos como em vasos de cerâmica, mas tenha sempre em mente que o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica, e consequentemente, permanece mais tempo molhado.
Use um substrato bem drenado. Existem muitas recomendações de substrato e você pode encontrar uma que dê melhores resultados.
As regas devem ser cuidadosas. Uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno. Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. E não esqueça que o ideal mesmo é sempre tocar a terra: se ela estiver úmida, então tudo bem, se estiver seca, coloque um pouquinho de água. Se perceber que suas plantas estão murchando, você pode aumentar gradativamente a quantidade de água. Caso as folhas da base comecem a apodrecer, diminua.
Não adube excessivamente seus vasos. O excesso de nitrogênio faz com que as plantas cresçam exageradamente e fiquem muito suculentas. A planta fica estiolada (comprida e magrinha) e com as portas abertas para o aparecimento de doenças. Use 1 colher de café de NPK 10-10-10 a cada mês nos vasinhos e elas se manterão bonitas. Use também farinha de osso (1 colher de chá/vaso) uns 2 meses antes da floração.
Deixe seus vasinhos ao sol, a maioria das suculentas gosta dele. As plantas que não tomam a quantidade necessária de luz ficam estioladas, têm sua aparência descaracterizada, a cor fica pálida e elas começam a apodrecer na base.
Sempre observe o desenvolvimento e pesquise sobre as necessidades da sua planta, só assim ela vai ficar sadia e poderá oferecer toda sua beleza.

fonte: www.jardinaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário